Museu Marítimo de Ílhavo
HOMENS E NAVIOS DO BACALHAU

Arquivo digital que documenta as campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX

Tertúlia “Objetos que falam” – Corninho mata bicho

12 de Janeiro de 2019
Corninho 1 772 9999

Visita especial às reservas do Museu. Uma tertúlia em volta do icónico Corninho, em osso, de pequenas dimensões e com o interior oco, por forma, a ser cheio de aguardente que seria distribuída aos pescadores da pesca do bacalhau.


Tertúlia “Objetos que falam” – Corninho mata bicho

12 janeiro | sábado | 15:00 


Público-alvo: geral

Limitado a 15 pessoas

Gratuito


“Pela manhã, antes da manobra de arriar os dóris, era servido pelo moço da câmara aos pescadores que assim desejassem um gole de aguardente, a que se chamava cornada. Para esse efeito, utilizava-se por tradição a medida do corno, por ser inquebrável e mais fácil de pegar com a luva de lã calçada. A medida devia ser sempre cheia a transbordar e, se o pescador não bebesse toda, deitava o resto fora. Assim, passava de mão em mão, mas sempre limpa. Se a pesca fosse boa, o imediato dava ordem ao moço para matar o bicho ao pessoal a meio do trabalho da escala que às vezes se prolongava pela noite fora. Geralmente, a cornada era bem recebida e aplaudida com alguma graça. [...]”

LOPES, Ana Maria e MARQUES DA SILVA, António, Coleção Capitão Marques da Silva, Ílhavo, Amigos do Museu de Ílhavo, 2008.

Ação integrada no  6.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus

 

Inscrições:

234 329 990 | visitas.mmi@cm-ilhavo.pt